
Centro Clínico
O Centro Clínico do CIADI tem por objectivo a constituição de uma equipa multidisciplinar, numa perspectiva integrativa e transdisciplinar, analisando o indivíduo como um todo, inserido nos diferentes contextos da sua existência. Pretende-se que as várias especialidades trabalhem entre si para a promoção da aquisição das competências necessárias para potenciar a inserção no contexto e melhoria do bem-estar do cliente.
Consulta de Psicologia
O principal objectivo da consulta de psicologia é potenciar a capacidade dos clientes para lidarem de modo positivo com os desafios com que se deparam ao longo da vida em todos os contextos nos quais estão inseridos.
O apoio de um psicólogo deve ser pedido quando os pensamentos, sentimentos ou acções interferem com o seu funcionamento e bem-estar, nomeadamente:
Crianças:
– Atrasos de desenvolvimento (comunicação, cognição, motricidade, …)
– Questões de comportamento (agitação motora, agressividade, timidez excessiva ou dificuldades de auto-regulação, …);
– Problemas ao nível da alimentação ou da regulação do sono;
– Adaptação a novos contextos ou a novas dinâmicas (ingresso na creche ou nascimento de um irmão);
– Questões da vida adulta (ansiedade, depressão, luto, divórcio, …).

Adultos:
– Dificuldade em lidar com as emoções, pensamentos ou comportamentos;
– Baixa auto-estima;
– Pretender alterar comportamentos pouco desejáveis (ex: comportamentos agressivos para consigo ou para com o outro);
– Auto-conhecimento e auto-desenvolvimento;
– Situações de luto, trauma, tomadas de decisão, adaptação a mudanças;
– Compreender e resolver conflitos interpessoais (contexto familiar, social ou laboral).

A avaliação psicológica, tarefa levada a cabo ao longo do processo, pretende identificar e compreender uma determinada situação problema, assim como definir estratégias de intervenção para a sua resolução. Geralmente é constituída por 3 momentos:
1 – Entrevista – que permite a identificação do motivo/ pedido, assim como a recolha de dados importantes para a compreensão do mesmo;
2 – Aplicação de instrumentos de avaliação fundamentados do ponto de vista científico e selecionados de acordo com a situação;
3 – Devolução e discussão do relatório de avaliação.
Daqui surgem os planos de intervenção focados nas características a potenciar.