Centro de Apoio Psicopedagógico e de Educação Inclusiva

O Centro Psicopedagógico e de Educação Inclusiva do CIADI tem como acção a intervenção com crianças com dificuldades de aprendizagem, dificuldades cognitivas, distúrbios de atenção, e/ou simplesmente, crianças que pretendam melhorar o seu desempenho académico ou comportamental. O objectivo é ajudar na recuperação do prazer pelo saber, corrigir défices no processo de aprendizagem, com a intervenção correcta, bem como corrigir lacunas da escolarização inicial e superar dificuldades encontradas. Desta forma, o cliente, seja criança, jovem ou adulto, pode melhorar o desempenho académico ou laboral, procurando compreender o seu processo de aprendizagem e possíveis dificuldades, além de orientar o seu percurso na aprendizagem. 

Oficinas Psicopedagógicas

Estas oficinas têm o objectivo de possibilitar o alcance da autonomia, da autoria e do protagonismo, superando as suas dificuldades.

Artes plásticas – Utilização da expressão e da criação artística como espelho do desenvolvimento pessoal, das aptidões, da personalidade, de interesses, de preocupações e de conflitos, mas também como mediador do processo criativo e das respostas face à sua produção.

Música – Os principais objectivos desta oficina são o desenvolvimento do contacto e da comunicação, a valorização dos aspectos sensoriais e emotivos, a libertação da parte afectiva e emocional através da expressão musical, o desenvolvimento da linguagem e da fala e o desenvolvimento da coordenação motora.

Representação e brincadeira – Promoção da actuação e representação informal e não dirigida, permitindo a expressão das situações do seu quotidiano. Procura promover gestos espontâneos e criativos, que permitem integrar com harmonia a sua realidade e promover a aceitação dos outros. 

Dança – Esta oficina pretende potenciar a comunicação a partir do movimento, a libertação da parte afectiva e emocional através da expressão corporal, aliado ao desenvolvimento da coordenação motora. 

Expressão verbal e escrita – Através da escrita (criativa) e da sua leitura e interpretação, esta oficina permite a tomada de consciência de factores internos, tais como preocupações, gostos e especificidades. Promove ainda o desenvolvimento das competências e habilidades da escrita e da leitura.

Scroll to Top